Formação Mindfulness


Mindful Saúde Integrativa e Mindfulness Trainings International.

Para fazer a formação você deve:
• ter participado em um programa de mindfulness de 8 semanas presencial.
• ter uma prática formal regular de mindfulness por um mínimo de 6 meses antes do curso de formação de instrutores.
• ser capaz de praticar por 40 minutos a atenção plena na respiração na posição sentada (cadeira ou chão ).
• ter concordado com os Acordos para Certificação

É necessário a apresentação de certificado ou declaração da participação e conclusão do programa de 8 semanas.
Para aqueles que vivem em cidades onde o programa mindfulness de 8 semanas presencial não é oferecido e/ou devido a outras restrições, será aceito também a participação em programas de 8 semanas online ao vivo que realizem  uma sessão/imersão  de um dia inteiro presencial.

Acordos para Certificação 
1. Concordando em participar deste curso, eu aceito que estarei aprendendo conhecimentos úteis para produzir mudanças pessoais rápidas e duradouras. O poder destas técnicas requer cuidado, integridade e respeito pela mais alta intenção de todos os envolvidos. 
2. Comprometo-me a usar a informação recebida neste curso apenas para o auto aperfeiçoamento e/ou para auxiliar os outros, sem preconceitos, preferências, julgamentos ou parcialidade, a alcançar suas mais altas intenções.
3. Compreendo que a certificação requer meu compromisso contínuo com a prática pessoal, o apoio dos – e para os – colegas, a educação continuada e um retiro em silêncio anual guiado de meditação mindfulness(mínimo de 7 dias).
4. Compreendo que o curso Estratégias de Mindfulness não é um substituto da educação formal das ciências comportamentais. Eu concordo em usar a informação apenas quando estiver de acordo com o meu nível pessoal de perícia e as minhas credenciais profissionais e/ou educacionais.
5.  Compreendo que somente  após receber o certificado de instrutor do curso “Estratégias de Mindfulness” , entregue ao completar o Módulo II, estarei apto a conduzir o Programa de Oito Semanas Mindfulness para grupos e individual.

Formação de Instrutores MÓDULO I 
Curso de treinamento intensivo sobre os princípios fundamentais das práticas de mindfulness e de como aplicá-las e ensiná-las em diferentes formas e contextos. Durante este curso intensivo, você vivenciará e aprenderá as capacidades necessárias para oferecer, efetivamente, programas baseados em mindfulness para indivíduos ou grupos pequenos. Este módulo concentra-se no “o que” ensinar, nos vários contextos, e, mais importante, “como” ensinar, para que os seus estudantes alcancem os resultados que eles esperam.
Após concluir o módulo I e antes de iniciar o módulo II, é fortemente recomendado que o instrutor em treinamento participe de um retiro breve de 3 dias.
Módulo I conduzido por: Edson Luiz Charneski – Mindful Saúde Integrativa

Datas do Módulo I : aguardando novas datas
Entrada dia 
Saída dia 

Local: consultar

Valores do Curso Módulo I : Consultar

MÓDULO II 
Este curso intensivo é mais direcionado na prática de mindfulness e no desenvolvimento pessoal como instrutor. É a sua oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre as técnicas fundamentais de mindfulness, para sua capacidade de ensinar tornar-se autenticamente bem informada por uma profunda experiência pessoal. O curso oferece, também, instruções avançadas em metodologia de ensino, para que você possa alcançar resultados efetivos com mais precisão e economia. Para a participação neste módulo é necessário ter completado o Módulo I e ter oferecido pelo menos um programa piloto completo baseado em mindfulness, ter registrado todo o processo com anotações e auto avaliações dos participantes. É recomendado também, que  antes do módulo II, o instrutor em treinamento participe de um retiro breve de 3 dias.
Módulo I I conduzido por: Edson Luiz Charneski – Mindful Saúde Integrativa

Observação: A participação no módulo II deverá ocorrer 6 (seis) meses após a conclusão do módulo I. O certificado de instrutor do curso “Estratégias de Mindfulness” é entregue ao completar o Módulo II certificando que o instrutor esta apto a conduzir os programas de oito semanas.

Datas do Módulo II:   Consultar

RETIROS ( MÓDULO III)

A certificação requer o compromisso contínuo com a prática pessoal e um retiro em silêncio anual guiado de meditação mindfulness (mínimo de 7 dias).

Verifique no calendário abaixo os retiros oferecidos. No calendário você verá que alguns retiros são específicos para instrutores de mindfulness e outros são abertos.

Os retiros de mindfulness conduzidos por Jangchub Reid da  MTI tem uma certificação internacional, ou seja, são aceitos nos pelos programas de formação no Brasil e no exterior.

Para que um retiro seja valido como módulo III o instrutor deve ter oferecido pelo menos 5 programas de oito semanas após o módulo II.

Acesse a agenda de retiros: JANGCHUB REID  MTI ~ Mindfulness Trainings International

https://calendar.google.com/calendar/u/0/embed?src=qblnsep0c48kb46jlqkdp20508@group.calendar.google.com&ctz=America/Sao_Paulo&pli=1

MÓDULO IV  

O módulo  IV é uma continuação do processo de desenvolvimento pessoal como instrutor. Para participar deste módulo é necessário que o instrutor já tenha uma experiência consolidada na condução do programa de oito semanas.  Comprovar a condução de pelo menos 5 programas de oito semanas após o modulo III . O certificado de instrutor sênior do curso “Estratégias de Mindfulness” é entregue ao completar o Módulo IV.

​Obs.: Módulo III (retiro)  e IV serão oferecidos pela MTi e estaremos divulgando as datas.

SUPERVISÃO: Consultar

​Recado para o que é ser um instrutor/professor (de mindfulness)  por Tarchin Hearn 

Tecidas em qualquer assunto que ensinamos estão contidas atitudes e abordagens ocultas, incorporações de nossa vivência, que colorem tudo o que falamos e fazemos. Embora não tenhamos a intenção de agir assim, inevitavelmente ensinamos o que somos. Demonstramos a qualidade de ser (para aqueles que têm a sensibilidade de “ver”). Se nosso principal interesse é em reputação, admiração ou aceitação, nós moldamos os outros nesse formato. Se nos interessamos por dinheiro, poder e bens materiais, moldamos isso nos outros. Se nosso interesse e envolvimento são com amor, inclusividade, reverência, humildade e compaixão, isso é o que “ensinaremos”, não importa qual a maneira ou o assunto estudado, seja dharma, matemática, marcenaria ou culinária. Quando percebemos isso, “ensinar” (em termos de transmitir conhecimentos específicos) torna-se secundário, e a “qualidade de ser” torna-se o palco. Na verdade, nossa qualidade de ser é o palco e os atores, a platéia, o teatro e o mundo ecológico e cultural no qual e pelo qual ela se desenvolve. A nossa qualidade de ser, momento a momento, revela tudo.

Então, quais são os meus interesses, as minhas suposições, as minhas perguntas e a minha curiosidade, as minhas compreensões viscerais sobre a arte de viver? Quero imprimi-los nos outros?

Ensinando compartilhamos nossa abordagem da vida, revelada na profundidade e no escopo de nossa pergunta interior, o sabor particular de nossa curiosidade e o modo de tocar o desconhecido. Qual é a minha abordagem? O que estou realmente fazendo? Que “fazer” sou eu? Qual é a minha pergunta, a minha paixão, o meu deslumbramento? Respostas e soluções são passageiras e efêmeras, dependentes de tempo, lugar e contexto. Mas o sabor das minhas questões permeia minhas interações com tudo. Ele perfuma minhas percepções, concepções e compreensões. Alguns sabores de questionamento ou de exploração podem nos abrir de maneira que realce nossa dignidade, graça, praticidade aqui e agora e a sensação de presença expansiva. Outros podem nos estreitar, encolhendo e tencionando-nos enquanto, o tempo todo, verificamos se satisfazemos nossas expectativas, estejamos certos ou errados.

Algo do professor passa para o estudante, e, simultaneamente, algo do estudante passa para o professor. O Buddha chamou isso de transmissão que não é transmissão. Para aqueles que aspiram ensinar e para os que nunca consideraram estar no papel de professor – querendo ou não, estamos todos envolvidos –, por favor contemple isso e guarde no coração.
Com as melhores saudações a todos,
Tarchin Hearn 

Desenvolvimentos modernos: mindfulness “laico” 

A prática de mindfulness, como a conhecemos no mundo moderno, foi introduzida de forma não religiosa nos ambientes laicos, por muitos estudiosos e praticantes profundamente experientes em Buddha Dharma, isto é, nos ensinamentos do Buddha. Especialmente pelo Dr. Jon Kabat-Zinn que descreveu suas primeiras inspirações assim:

"Durante um retiro vipassana de duas semanas no Insight Meditation Society (IMS) em Barre, Massachusetts (USA), na primavera de 1979, enquanto meditava sentado em meu quarto, por volta do décimo dia do retiro, eu tive uma “visão” que durou talvez dez segundos. Na verdade, eu não sei como chamá-la, por isso chamei-a de visão. Ela era rica em detalhes e parecia mais um ver instantâneo e vívido de conexões e de suas implicações quase inevitáveis. Isso não apareceu como um devaneio ou um fluxo de pensamentos, mas como algo bem diferente, que, até hoje, eu não consigo explicar completamente e não sinto que seja necessário.

"Eu vi em um flash, não apenas um modelo que poderia ser usado, mas, também, as implicações a longo prazo do que poderia acontecer se a ideia básica fosse segura e pudesse ser implantada como um teste em um ambiente — ou seja, que ela iria criar novos campos de investigações científicas e clínicas, e que iria propagar-se em hospitais e em clínicas e centros médicos em todo o país e no mundo, e proporcionar sustento ético para milhares de praticantes."

- Jon Kabat-Zinn, fundador dos programas de mindfulness contemporâneos.

Referência: Some Reflections on the Origins of MBSR, Skilful Means, and the Trouble with Maps, Contemporary Buddhism, Vol. 12, No. 1, May 2011

Retiros residenciais em silêncio 

“Eu, pessoalmente, considero que sentar (meditando) periodicamente em retiros, orientados por um professor, relativamente longos (de pelo menos 7–10 dias e ocasionalmente mais longos) seja absolutamente necessário para desenvolver a nossa própria prática, a compreensão e a efetividade como professor. Em termos de currículo para o treinamento em mindfulness, para se tornar um professor MBSR, isso é um requerimento de laboratório (de pesquisa em si mesmo). Mas, por mais que participar em retiros longos periódicos seja necessário e extremamente importante para o nosso próprio desenvolvimento e compreensão, isso não é o suficiente. Mindfulness na vida cotidiana é o maior desafio e prática. Claro que os dois aspectos são complementares e mutuamente se reforçam e se aprofundam. E, novamente, podemos nos relembrar que, fundamentalmente, não existe separação entre eles, por que a própria vida é uma única.

“A prática de mindfulness é um compromisso para a vida. Crescimento, desenvolvimento e amadurecimento do praticante e professor de mindfulness são partes críticas do processo. Não é sempre sem dores. Como sabemos por experiência própria, autoconsciência pode nos fazer sentir extremamente humildes. Por isso, a motivação de perseverar e de encarar o que precisa ser encarado e de trabalhar com isso, sabia e compassivamente, precisa amadurecer, também durante o processo. Isso nos traz para algumas das preocupações mais críticas relacionadas ao ensino de mindfulness em situações não-budistas e sobre os modelos mentais, ou mapas, que os instrutores de intervenções baseadas em mindfulness possam usar para se orientarem nessas situações.”
– Jon Kabat-Zinn 

Referência: Some Reflections on the Origins of MBSR, Skilful Means, and the Trouble With Maps, Contemporary Buddhism, Vol. 12, No. 1, May 2011

Sugestão de leitura 

Full Catastrophe Living – autor Jon Kabat Zin (versão em português Palas Athena Editora)

Respirando - autor Tarchien Hearn. (Ed. AME)